Cuidado! Pode ter um psicopata ao seu lado

1% da população é psicopata. Dentro dos presídios esse número chega à 20%. Entre os “serial killers” o número passa de 85%!

O que talvez você não sabia é que no ambiente corporativo esse número pode chegar a 20%. Ou seja, 1 em cada 5 pessoas sofre de psicopatia. Algumas características dos psicopatas são até desejáveis em líderes, como comportamento dominante, resistência ao stress ou não ter medo.

E não, nem todo psicopata é que nem o Dexter ou o Hannibal, mas líderes psicopatas no ambiente corporativo trazem mais danos do que benefícios para as empresas.

De acordo com um estudo realizado pelas universidades de Denver e Berkeley, de 101 profissionais avaliados, aqueles com mais tendências psicopatas produziram os piores resultados. Leanne ten Brinke, uma das autoras da pesquisa diz que é preciso rever as premissas de que ser impiedoso e frio são características boas em cargos de liderança. Ela também diz que os resultados corroboram outra pesquisa que aponta que pessoas com traços psicopatas tem capacidade para falar a coisa certa, mas não para fazê-la.

Ao invés de conquistar o poder através do respeito, os psicopatas fazem uso da intimidação, dominação ou bullying.

Tenha um bom trabalho!

 

(fonte BBC e Superinteressante)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *