A nova fintech brasileira criada por um empreendedor de 68 anos

Muitas pessoas acabam deixando de seguir os seus sonhos por se acharem velhas demais, ou por pensarem que “seu momento” já foi. Ainda bem que Permínio Moreira não é uma dessas pessoas.

Aos 68 anos de idade, o empresário (que já havia criado outras 6 empresas antes) decidiu criar uma fintech brasileira, a Ekko, e já patenteou a ideia para 182 países.

A ideia de começar o negócio surgiu em 2011, quando Permínio notou como os períodos ociosos na área da gastronomia são prejudiciais para os restaurantes: após o pico do almoço, muitos estabelecimentos continuam abertos (com um elevado custo fixo), mas com um fluxo de vendas muito menor. Visando solucionar esse problema, ele começou a pesquisar melhor sobre os programas de fidelidade, e após anos de elaboração, lançou a patente da plataforma chamada “Ekko”.

Para o empresário, o Ekko é uma junção de 3 produtos: programa de fidelidade, fintech e moeda virtual, agrupada em um sistema cooperativo que busca oferecer vantagens para o consumidor final e para o comerciante.

Funciona da seguinte forma:

  • Ao se cadastrar, você recebe 200 ekkos (1 ekko equivale a 1 real);
  • Depois, pode filtrar os estabelecimentos parceiros e ver os descontos que eles oferecem. Esses descontos variam de 5% a 70%, dependendo do horário e do produto ofertado;
  • Na hora de finalizar a compra, o desconto é pago em ekkos, ou seja, em uma compra hipotética de 100 reais com desconto de 20%, você pagaria somente 80 reais e os outros 20 reais seriam pagos com ekkos;
  • Após efetuar o pagamento dos R$ 80,00, você recebe esse mesmo valor em ekkos para utilizar em novos descontos, ou seja, após essa compra você teria gasto 20 ekkos e recebido 80 ekkos de volta;
  • Quanto mais compras você fizer, maior será seu poder de compra, pois terá mais ekkos acumuladas (embora eles possuam uma validade de 90 dias).

Inaugurado em março desse ano, o empreendimento de Permínio possui 50 estabelecimentos parceiros em Belo Horizonte e 35 em São Paulo, mas a meta é chegar a 500 parceiros em BH e 1.000 em SP, com expansões previstas para o Rio de Janeiro, para a Baixada Santista e para Santo André. De toda a forma, Permínio é a prova viva de que não existe idade para começar a empreender.

Fonte: https://goo.gl/AoCaCU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *