A maior empresa que você (provavelmente) nunca ouviu falar

Para muitas pessoas, o nome Tencent não deve soar familiar. O nome pertence à uma empresa chinesa, fundada em 1998 e que, em apenas 18 anos se tornou uma das 10 empresas mais valiosas do mundo (ficando atrás somente de: Apple, Alphabet, Microsoft, Amazon, Johnson & Johnson, Exxon Mobil, Berkshire Hathaway e J.P. Morgan).

De todas essas empresas que estão no top 10, a Tencent se diferencia das outras por estar basicamente focada no mercado local (embora o mercado chinês, por si só, seja muito maior que o de vários países combinados). E isso explica porque, provavelmente, você desconhecia da existência dela até então.

Mas nenhuma empresa atinge o top 10 de empresas valiosas por acaso:

– A Tencent possui um aplicativo de pagamento com mais de 600 milhões de usuários, ultrapassando o Paypal. Reforçando, são 600 milhões de usuários – como se toda a população brasileira, multiplicada por 3, utilizasse o sistema de pagamento da Tencent. São números impressionantes e que tendem a aumentar cada vez mais. Não por acaso, a Tencent investiu centenas de milhões de dólares em empresas de delivery de comida e compras coletivas, não visando necessariamente o lucro nessas empresas, mas sim conseguindo mais usuários para seu sistema de pagamento;

– Ela também é dona do League of Legends, Clash of Clans e Clash Royale (esses você deve conhecer);

– Uma das várias empresas que a Tencent possui algum tipo de investimento é a Didi Chuxing, um aplicativo de transporte semelhante ao Uber que possui mais de 400 milhões de usuários. Para efeitos de comparação, o Uber está com mais de 40 milhões de usuários ativos por mês, cerca de 10x menos que o aplicativo chinês;

– Como se não bastasse tudo isso, a Tencent também possui uma rede social, o WeChat. Com quase 900 milhões de usuários ativos, gastando aproximadamente 66 minutos por dia no aplicativo, o WeChat é, também, um dos maiores do mundo.

E a tendência é do crescimento da gigante chinesa continuar, pois os números de pagamentos online no país estão crescendo em dois dígitos nos últimos anos. Em algumas lojas, inclusive, é mais fácil e rápido efetuar o pagamento pelo aplicativo da Tencent do que por cartão de crédito. Até onde ela pode chegar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *